Compliance em Direitos Humanos
A Veredas trabalha com uma definição atualizada de integridade e compliance, conforme as melhores práticas observadas no mundo corporativo atual. Para além do cumprimento legal e do foco exclusivo em corrupção, nossa abordagem considera a higidez empresarial de maneira complexa e ampla. Nós incluímos no assessment riscos em direitos humanos e aqueles decorrentes das questões típicas das relações de trabalho – tais como práticas discriminatórias, assédio e qualquer outro tipo de conduta inaceitável no ambiente laboral.
Dado que questões oriundas de desentendimentos interpessoais e comportamentos inadequados representam os principais elementos desencadeadores de vulnerabilidades reputacionais e liability para as organizações nos dias de hoje, nossa abordagem de avaliação de riscos incorpora plenamente essa perspectiva. Ao fazer isso, fortalecemos ainda mais a proteção da empresa, mitigando potenciais impactos negativos e promovendo um ambiente mais seguro e confiável para todas e todos.
Nossa abordagem é pautada tanto pelo arcabouço jurídico nacional e os parâmetros de direito internacional, quanto pelos princípios éticos contemporâneos que demandam impactos positivos da atuação institucional, bem como exigem um ambiente de trabalho seguro, livre de assédio, digno e justo.
Avaliamos as demandas apresentadas, apoiamos processos de resolução de crises e criamos estratégias de médio e longo prazos, a partir de análise institucional, avaliação de riscos e proposta de soluções.
Como atuamos:
- Acolhimento e apuração de casos de assédio sexual, assédio moral e discriminação
- Resolução e composição restaurativa de conflitos
- Suporte técnico a ouvidorias e canais de escuta e denúncias
- Instalação de capacidades permanentes para endereçamento de conflitos
- Avaliação e gerenciamento de riscos em questões de gênero e direitos humanos
- Devida diligência em questões de gênero e direitos humanos